Tortoise - TNT

Tortoise - TNT

Por: Lucas Gabriel
Resenha em áudio

O Tortoise é dono de um som muito particular que mescla vários estilos como krautrock, ambient, jazz e rhythm blues, os quais, de forma moderna e criativa, geram uma identidade autêntica para a banda e que resulta em discos diferentes como o TNT, o seu principal álbum de estúdio.

O clássico álbum do Tortoise não é pra qualquer um! Sendo até mesmo trabalhoso de absorvê-lo nas primeiras ouvidas. Nele o experimentalismo é levado a sério, sem melodias simples ou instrumentação "amigável", recheado de ritmos quebrados, guitarras que surgem do nada e andamentos incomuns. Contudo, é isso que faz do TNT um disco único e diferente dos demais, pois ao invés de levar apenas bases planas e texturas de fundo, como é de praxe em álbuns "ambient" e/ou post-rock, aqui temos um lance diferente na bateria e guitarras.

No TNT, vamos de um andamento relaxante, como é o caso de I Set My Face to the Hillside, à algo extremamente experimental como Almost Always is Nearly Enought. Em todos os casos, notamos que as batidas e a percussão são os pontos mais evidentes nas suas faixas.

A sua estrutura instrumental é construída pelas raízes do jazz e rhythm blues que ficam expostas na percussão e baixo, sendo os elementos mais explorados no disco. As guitarras são tocadas com arpejos/dedilhados e riffs pontuais - como se fossem minúcias sonoras que decoram as melodias e as deixam mais "palatáveis". Os sons "estranhos" de fundo (vozes aleatórias, slides, xilofones, sintetizadores) dão o toque final para as músicas que, junto com os instrumentos orgânicos, geram a atmosfera excêntrica do Tortoise.

O TNT é um álbum criativo que requer um ouvido dedicado para degustá-lo, pois a sua linha instrumental é tão bem trabalhada e fora da caixinha que para absorvê-lo é necessário estar disposto a uma nova sensação musical. Com isso, o seus aspectos como o ritmo de jazz, o experimentalismo do krautrock e a sua ambientação sonora, criam uma experiência artística maravilhosa - algo psicodélico, sedante e vibrante.

  • Músicas principais: TNTSwung from the GuttersI Set My Face to the Hillside
  • Músicas favoritas: I Set My Face to the Hillside, Four-Day Interval

Resenhas em Destaque

Vibe

Ouça nosso podcast na sua plataforma preferida
Spotify Deezer Google Itunes